ESTE BLOG FOI CRIADO PARA QUE POSSAMOS SOCIALIZAR NOSSAS CONSTRUÇÕES E APRENDER INTERAGINDO CONHECIMENTOS. ESPERO QUE GOSTEM E BLOGUEM MUITO!!

10/10/2006

REDAÇÕES PARA VESTIBULAR

Redação: vestibular

A redação nos vestibulares normalmente tem como objetivo testar os alunos para aferir sua capacidade em redigir textos coerentes, coesos e com progressão discursiva consistente. Entre os tipos de textos mais comuns estão:


Dissertação; narração; carta argumentativa.


A dissertação tem sido o gênero de texto mais solicitado nas propostas de redação por exigir mais o raciocínio do vestibulando ao analisar o tema fornecido com a finalidade de defender sua opinião sobre ele. Nos vestibulares, as bancas examinadoras têm apresentado propostas de redação que oferecem desde um simples texto sobre determinado assunto, solicitando ao vestibulando que analise as idéias nele contidas, extraía o tema e sobre ele escreva, até propostas

(Fuvest) que apresentam painéis de textos: Um texto não-verbal (desenho) e dois verbais (um poema e um texto em prosa) ou aquelas

(Unicamp - SP) que vão mais além, oferecendo coletânea de textos sobre o mesmo tema, tendo o vestibulando de trabalhar suas abordagens e informações, ao mesmo tempo em que vai acrescentando sua contribuição pessoal na elaboração de sua redação. Ainda, para facilitar o trabalho do candidato, algumas bancas examinadoras

(UNICAMP - SP, por exemplo) apresentam três tipos básicos de propostas de redação: em cada uma delas, é dado um tema que deve ser desenvolvido em uma das três tipologias textuais mais comuns:

Dissertação, narração ou carta argumentativa; raramente a descrição é solicitada.

A maioria dos vestibulares mantém única proposta de redação cujo tema deve ser desenvolvido somente em um tipo de texto, normalmente a dissertação, que exige mais capacidade de pensamento abstrato, de construção lógica e de boa informação do candidato. Por isso, nas provas de redação, o vestibulando tem de, primeiramente, se preocupar em identificar o tipo de texto que irá produzir: dissertativo, narrativo ou carta argumentativa.Entre os tipos de temas, encontramos:

Objetivos: relacionados aos problemas atuais: sociais, tecnológicos, econômicos etc. subjetivos: envolvem o comportamento e sentimentos humanos.

Delimitados: apresentados diretamente sob a forma de uma frase afirmativa ou de uma pergunta a respeito de um assunto.

Abrangentes: apresentados a partir de um ou mais textos de onde se deve extrair diversas abordagens que devem ser trabalhadas na redação.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu acho que este site vai me apefeiçoar mais e desenvolver meus conhecimento e meu modo de fazer uma redação melhor e aplicada.

quarta-feira, outubro 11, 2006

 
Anonymous Anônimo said...

gostei muito do blog.
Até o exatato momento estar escloarecendo minhas dúvidas...

quarta-feira, outubro 11, 2006

 

Postar um comentário

<< Home