ESTE BLOG FOI CRIADO PARA QUE POSSAMOS SOCIALIZAR NOSSAS CONSTRUÇÕES E APRENDER INTERAGINDO CONHECIMENTOS. ESPERO QUE GOSTEM E BLOGUEM MUITO!!

10/10/2006

10 Dicas para uma boa redação

Do ponto de vista prático, como devo agir para elaborar uma boa redação?

Primeira coisa a considerar é o tipo e a extensão do texto solicitado.
Na maioria das universidades e faculdades trata-se de uma dissertação com extensão variando entre 25 a 30 linhas.

O que caracteriza a dissertação?
A dissertação é um texto opinativo, isto é, um texto em que devem predominar suas opiniões sobre o tema que escolheu. Aqui estão algumas idéias que podem auxiliá-lo na tarefa de fazer a sua dissertação:
1-Leia atentamente as propostas de redação. Os temas são escolhidos com cuidado para que você tenha as melhores condições para escrever, e apresentados de modo claro e conciso, tornando-se um roteiro confiável para a organização de suas idéias.
2-Selecione o que lhe parecer mais conveniente; depois, concentre-se em sua escolha, esquecendo os demais temas, para não perder tempo com divagações.
3-Construa em sua mente um interlocutor, para o qual você estará apresentando determinadas idéias sobre um assunto no qual vocês dois estão interessados: você, interessado em convencê-lo da validade de seus argumentos; e ele, interessado em ver como você se sai nessa tarefa. Lembre-se: “do outro lado” , isto é, lendo seu texto, não estará uma banca impessoal. Mesmo que você não identifique seu leitor, e ele não saiba quem você é, o que estará ocorrendo será um momento de comunicação entre falantes de um mesmo idioma. Portanto, faça um texto “de autoria”, isto é, coloque sua identidade nele. Afinal, é o seu texto, é a sua opinião, é a sua voz que estará sendo considerada, e não mais um de milhares de textos sem autoria.
4-Organize seu tempo, dividindo-o entre planejamento, redação e revisão. Cada um tem seu jeito de se organizar: alguns lançam no papel idéias soltas, conforme vão surgindo, e depois acrescentam/eliminam de acordo com o que querem dizer; outros já organizam um esquema com idéias principais e secundárias, etc. Seja como for, não deixe de investir uns minutos pensando em como irá abordar o assunto que escolheu. O tempo “gasto” será recuperado com vantagem, porque o texto flui mais facilmente quando já sabemos o que iremos dizer e que argumentos usaremos.
5-Evite fórmulas preestabelecidas. O único modelo a seguir é o fio condutor de seu pensamento, que deverá guiar o leitor por meio de uma lógica coerente, construída com recursos de coesão variados.
6-Evite expressões da língua falada. Você estará elaborando um texto opinativo formal, por isso deixe de lado expressões de gíria e excessos de coloquialidade; revista seu texto com uma embalagem elegante, apropriada para uma ocasião formal.
7-Mas seja natural. Não caia na tentação de utilizar palavras de efeito duvidoso que alguém bem-intencionado lhe sugeriu para “impressionar a banca”. Uma linguagem direta, clara, fluente é mais efetiva do que expressões rebuscadas, às vezes inadequadas para o contexto.
8-Confie em seus recursos de expressão, especialmente em seu vocabulário. Todos nós possuímos um estoque de palavras raramente usadas, as quais podem dizer com precisão o que pretendemos. Procure lembrá-las.
9-Antes de dar por concluída sua dissertação, releia-a atentamente, ajustando, substituindo, acrescentando. Neste momento, mesmo que não possa efetivamente ler em voz alta seu texto, procure “ouvi-lo”. Você perceberá com mais clareza o que está bem e o que deve ser alterado.
10-Finalmente, durante todo o processo, acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são o seu maior trunfo.